Front-end x back-end Diferença entre desenvolvimento de aplicativos

O Back-End é o setor responsável pela criação e manutenção da estrutura das aplicações e o que faz com que todas as suas funcionalidades funcionem. É o que liga a interface ao banco de dados, e que garante a segurança dos dados durante a navegação. Por ser um campo de conhecimento complexo, o desenvolvimento web é dividido em setores.

  • “Mas por que fazer o curso superior, se posso encontrar materiais na internet?
  • Back-end e front-end são as partes fundamentais do desenvolvimento de software.
  • Um conceito de extrema relevância para o Marketing Digital, o de SEO, depende muito do conhecimento de linguagens front-end e back-end, como HTML, Python (4ª mais usada segundo o Stack Overflow) e PHP.
  • Agora que você já sabe o que é front-end e back-end, confira também este artigo que escrevemos sobre a importância da união entre marketing e programação.

Experimente diferentes opções e escolha aquela que melhor se adapta ao seu estilo de trabalho. Lembre-se de que dominar um framework pode abrir portas para oportunidades e projetos. Caso sua especialidade sejam as linguagens de programação e prefere se preocupar basicamente com a execução, se tornar um desenvolvedor Back-end parece ser o ideal. O desenvolvedor Back-End não precisa se preocupar com o dispositivo ou versão do navegador utilizado pelo usuário na hora de criar seu código. Ou seja, se um desenvolvedor escreve um código em um servidor, este vai processar o código e mandar para o navegador.

O Papel do Desenvolvimento Full Stack: unindo os mundos

Python é uma linguagem de programação que permite trabalhar rapidamente e integrar sistemas com mais eficiência. Por outro lado, o back-end é a parte que ninguém está vendo, ou seja, tudo que roda no servidor atrelado a inteligência do site ou aplicativo para entregar o que o front-end usa, é o back-end que executa. CSS é uma linguagem de design simples com a intenção de simplificar o processo de tornar as páginas da web mais apresentáveis. Ou seja, tudo https://disqus.com/by/tumpa54dfg/about/ aquilo que o usuário consegue visualizar, clicar ou ter algum outro tipo de interação, o front-end é o responsável por fazer isso acontecer. Mas, se pedir para inserir uma funcionalidade ou mesmo criar um atalho que facilite a inserção de funções no seu site, precisará de um especialista em back-end — sobre o qual falaremos a seguir. Ainda que pareçam termos de programação (e são), eles são muito importantes para a sua gestão de Marketing Digital.

diferença de front end e back end

É essa colaboração e integração que permitem a criação de sistemas robustos, intuitivos e eficientes, capacitando-nos a explorar e aproveitar todo o potencial da era digital. Java é uma das linguagens e plataformas de programação mais populares e amplamente utilizadas. Capacidade de resposta e desempenho são https://www.codecademy.com/profiles/web7269783829 dois objetivos principais do front-end. Afinal, saber programar faz parte de adaptar-se às mudanças de mercado, o que é fundamental no empreendedorismo. Por esse motivo, é essa parte da programação que certifica se um site é responsivo e funciona perfeitamente em todas as telas de variados dispositivos.

Stack

Como já dissemos, o desenvolvedor Full-Stack é considerado um  profissional mais completo, pois, como atua tanto com Front-End quanto com Back-End, é capaz de entregar o projeto do início ao fim. Dentro da https://play.eslgaming.com/player/20020887/ área de programação existem 3 tipos de desenvolvedor que são mais comuns de se encontrar. Continuando nossa discussão para que você entenda o que é front-end e back-end, vamos falar agora deste último.

Desenvolvedores full-stack têm habilidades em desenvolvimento de front-end e back-end. As principais práticas de segurança de back-end incluem codificação segura, criptografia de dados confidenciais antes e depois da transmissão e sistemas seguros de autorização e autenticação. Uma estratégia é armazenar arquivos em uma rede de entrega de conteúdo (CDN), que atua como intermediária entre o front-end e o back-end. Sempre que um usuário faz uma solicitação no front-end, a CDN verifica se os dados estão disponíveis e responde diretamente. Pense no front-end como o exterior de um carro e no back-end como todo o maquinário interno.